top of page

Saturno e as resoluções de fim de ano


Saturno e as resoluções de fim de ano | Márcia Fervienza Astrologia | Rio de Janeiro

Estamos a menos de 1 mês de 2022 e, com um novo ano pela frente, estamos sempre pensando em novas resoluções. Mas resoluções nada mais são do que metas, as quais (astrologicamente falando) estão regidas por Saturno, Capricórnio e pela 10ª casa do mapa natal. Se você quiser descobrir como aborda seus objetivos, olhe seu Saturno natal, a décima casa e quaisquer planetas que você tenha em Capricórnio.


Saturno é conhecido como "o professor", aquele que nos ensina as lições difíceis da vida, mas ele também se relaciona aos nossos objetivos. Agora, os objetivos com Saturno são aqueles aos quais precisamos dedicar tempo, trabalho e que precisamos abordar com ética. Além disso, é preciso ter paciência: Senhor Saturno trabalha com o longo prazo, o que significa que embora seus objetivos geralmente demorem mais a se concretizar, eles veem para ficar. Às vezes, Júpiter e Urano podem entrar em ação e nos ajudar trazendo um golpe inesperado de sorte, mas Saturno é aquele a quem devemos dar atenção se preferimos a certeza do sucesso no longo prazo.


O que ele indica no nosso mapa natal?


Um Saturno natal cheio de aspectos desafiadores pode mostrar que lutamos para cumprir nossos objetivos até o fim, que nossos ganhos são "suados" ou que sempre escolhemos objetivos improváveis, impossíveis ou desafiadores. Se for esse o caso, é importante se perguntar porque os objetivos que te atraem são sempre os mais difíceis. Pode haver uma questão associada à sua percepção do seu valor pessoal, um medo (do sucesso? de ser feliz?) ou um bloqueio que precisa ser resolvido primeiro.


Saturno por elementos


Saturno em signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário) podem ter dificuldade em tomar iniciativa ou em usar sua energia para alcançar seus objetivos. É preciso superar essa dificuldade, mas saber que é importante sempre usar a sua energia de forma controlada e moderada.


Já Saturno em signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio) costumam adotar uma abordagem mais lenta e metódica com relação aos seus objetivos, mas precisam ficar atentos para que não fiquem paralisados pela necessidade de método e segurança.


Saturno em signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário) precisam usar a mente para planejar como perseguir seus objetivos. O problema é que eles são muito eficazes em encontrar tudo que pode NÃO funcionar em seus planos e, com isso, são mestres em se convencerem a nem tentar.


Já Saturno em signos de água (Câncer, Escorpião, Peixes) sentem que precisam deixar sua intuição emocional e paixão assumirem o controle, mas muitas vezes - justamente por permitir que isso aconteça - acabam ficando confusos ou sobrecarregados de tanta informação emocional/intuitiva, o que os deixa paralisados.


Saturno rege Capricórnio e a 10ª casa. Portanto, se você tiver vários planetas em Capricórnio ou na casa 10, ou um Saturno "forte" (por signo, casa ou aspecto) no mapa natal, é provável que você seja uma pessoa naturalmente orientada por objetivos. Você provavelmente estabelece metas para si mesma regularmente, não apenas no ano novo. Os planetas em Capricórnio ou na décima casa mostram exatamente onde seus objetivos tendem a se concentrar. Eu, por exemplo, tenho dois planetas em Capricórnio na casa 7 (dos relacionamentos) - Marte e Mercúrio. Logo, meus objetivos tendem a estar associados a relacionamentos!


Aspectos de Saturno


Também dê uma olhada nos aspectos entre Saturno, Marte e Plutão em seu mapa natal. Saturno é uma energia disciplinada e focada; Marte é iniciativa e direção; e Plutão é uma paixão implacável. Aspectos harmônicos entre Saturno e Marte podem indicar uma energia disciplinada e a capacidade de assumir o controle de seus objetivos de maneira inteligente; aspectos entre Saturno e Plutão podem mostrar paixão disciplinada e uma vontade incrível que pode te ajudar a alcançar qualquer objetivo; e os aspectos entre Marte e Plutão podem mostrar uma grande energia apaixonada que te ajuda a superar qualquer desafio.


Claro que a coisa muda de figura com aspectos tensos (as quadraturas e oposições), mas a verdade é que elas não são nem tão tensas nem tão ruins como dizem as más línguas. Muitas vezes, elas são as molas propulsoras que necessitamos para promover mudanças relevantes em nossas vidas. O problema com estes aspectos é sempre a intensidade e a energia que colocamos no que fazemos: é difícil moderá-la. É um tal de "ou tudo ou nada" que é uma loucura!


Para saber mais sobre o SEU Saturno no seu mapa natal, agende uma consulta comigo aqui!

Em tempo: Saturno e Urano se encontram mais uma vez antes de acabar 2021. Estes dois estão numa dança de tango desde 17 de fevereiro e farão sua manobra final no dia 24 de dezembro, o que nos trará - no mínimo - um Natal onde a tradição dificilmente será mantida!


No dia seguinte, temos a segunda conjunção (de 3!) entre Vênus e Plutão no signo de Saturno (Capricórnio). Haja couro para tanta revisão de valores, para tanta revelação e para tanto questionamento do que realmente importa para a gente em 2022 no que diz respeito a amor, relacionamentos e dinheiro.


Por falar nisso, já comprou seu Planner de 2022? Ele está LINDO, cheio de previsões e faz uma homenagem linda das deusas da Astrologia e da Mitologia. Nos formatos físico e digital. Clique aqui para saber mais!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page