top of page

Quando padrões familiares se repetem em relacionamentos amorosos


Quando padrões familiares se repetem em relacionamentos amorosos | Márcia Fervienza Astrologia | Rio de Janeiro

Parece simples e tolo, mas é batata: quando a gente não tem esse olhar sobre nós mesmos e quando não conseguimos olhar para pai e mãe tirando-os do pedestal, como seres humanos errantes, e analisar criticamente o que eles puderam ou não nos dar, quase sempre repetiremos em nossas relações (amorosas ou não) a forma que eles se relacionavam entre eles e com a gente.


O mais incrível é que isso se vê identificado claramente no mapa natal. Não, não vemos sempre se haverá repetição de padrões ou não (porque aqui entra o seu livre-arbítrio de buscar conhecimento e transformação pessoal), mas se houver repetição, eu te digo direitinho como e onde se dará.


Mais do que isso: se você olhar para o seu mapa natal e compará-lo com os mapas de sua família imediata (pais, irmãos, etc.), verá padrões.


Talvez todos os mapas reflitam os mesmos dois ou três signos enfatizados; quiçá haja aspectos entre um determinado planeta transpessoal e planetas pessoais de cada pessoa da família; outras vezes, temos o signo dos filhos refletirem de alguma forma o signo solar dos pais. É incrível, mas é possível achar essa "transcrição de DNA" em mapas astrológicos.


E nós chamamos esses padrões de temas familiares. Você e seus parentes são a tela na qual um retrato astrológico em evolução foi pintado. A cada geração, um novo tom foi misturado, mas algumas cores básicas permaneceram as mesmas.


E, para surpresa de um total de zero pessoas, você provavelmente verá padrões semelhantes nos mapas de seus parceiros(as). As pessoas com quem você estabelece os vínculos mais profundos, aquelas de quem você tem maior dificuldade de se afastar, tendem (de alguma forma) a dar continuidade ao tema desenhado inicialmente. E isso pode ser péssimo, especialmente se você estiver tentando se distanciar da dinâmica familiar infeliz. Mas também pode ser curador, pois ela pode te ajudar a interromper o que chamamos de transmissão intergeneracional de trauma.


A realidade é que somos atraídos por pessoa cuja energia ressoa com a nossa experiência de infância, o que não significa que estamos condenado a repetir o relacionamento dos nosso pais. Pelo contrário, esta é a nossa chance de trabalhar e superar algumas dessas dinâmicas.


Planetas Transpessoais Aspectando Planetas Pessoais


Os planetas exteriores (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão) representam questões sociais e coletivas. Quando eles aspectam um planeta pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus ou Marte), aqueles problemas se tornam parte da nossa realidade pessoal. É comum termos um planeta transpessoal aspectando algum planeta pessoal nos mapas de todos os membros da família. Os aspectos, signos e planetas pessoais podem ser diferentes para cada pessoa, mas o tema daquele planeta transpessoal será o fio de interconexão entre vocês.


Digamos que seu pai tenha uma quadratura entre Marte (ação) e Saturno (limites). Ele está acostumado a dificuldades e frustrações; ele não espera que as coisas aconteçam facilmente e trabalhou duramente por tudo o que conquistou, esperando resultados mínimos. Sua mãe também tem uma quadratura de Saturno em seu mapa, mas no caso dela, é com seu Mercúrio natal (comunicação). Ela não tinha permissão para falar o que pensava quando era criança e assume que o silêncio educado e os comentários contidos são o único caminho possível. Eles se sentem atraídos um pelo outro por muitas razões, mas uma das coisas que ressoa entre eles é a energia da restrição. Você, filho(a), também tem uma quadratura entre Saturno e Mercúrio em seu mapa. Sua irmã tem uma oposição entre Saturno e Vênus. Note que esse tema de limites é passado de um para o outro, e você aprende a segurar a língua, enquanto sua irmã aprende que o amor não é dado de graça, não é incondicional e tem um preço sim!


Com isso, quer olhemos desde a Psicologia ou desde a Astrologia, as chances de que qualquer parceiro importante em sua vida tenha um Saturno natal proeminente são grandes. O que seria um Saturno proeminente? Um Saturno em aspecto com os planetas pessoais, posicionado em algum dos ângulos (casas 1, 4, 7 ou 10), um Saturno na casa 5 (casa do ego) ou um Saturno em Libra, Capricórnio ou Aquário.


Aí você se apaixona por alguém que tem Saturno na 7 (de relacionamentos estáveis). Saturno também aparece com destaque nos mapas da família dessa pessoa, e ela carrega esse tema em sua experiência de parceria. Ela sabe que relacionamentos exigem muito trabalho, e espera (quiçá inconscientemente) que eles não deem certo. E ela é atraída pela energia saturnina que emana de você.


Vocês dois se casam. A coisa caminha no piloto automático, seguindo o fio de Saturno e você nota que os problemas de sua família (e da família dela) se repetem. Talvez esses problemas não sejam tão ruins, mas talvez você fique preso no ciclo negativo de Saturno: medo, repressão e expectativa de fracasso. A questão é que seu par é a sua chance (assim como você é a chance dela) de se conscientizar desses problemas e encontrar uma maneira diferente de lidar com eles. Então, você trabalha pela comunicação em seu relacionamento, apesar daquela voz na sua cabeça que diz que o que você quer expressar é inadequado ou errado. E seu par provavelmente entenderá seus medos, porque ele ou ela têm medos semelhantes sobre relacionamentos em geral. Mas vocês dois têm o potencial de enfrentar esses problemas com determinação e se comprometer (Saturno) a melhorar as coisas. Juntos, vocês dois podem enfrentar essas barreiras, porque estão familiarizados com a difícil energia de Saturno.


Ênfase em um signo


A ênfase em um signo é um alerta que você precisa aprender a lidar com as questões daquele signo.


Por exemplo, Gêmeos e Virgem. Se você nasceu com o Sol (ego) e Mercúrio (comunicação) em Virgem, você ama os detalhes práticos e as decisões absolutas. O Sol e Marte de sua mãe estão em Gêmeos. Os planetas dela não fazem um aspecto com seus planetas por grau (fazem por signo, porque Gêmeos e Virgem fazem quadratura entre si), mas você ainda acha que sua maneira dispersa de abordar a vida tão divertida quanto irritante. Você tenta ter uma conversa séria com ela, e ela sai pela tangente. A Lua (necessidades) do seu pai está em Gêmeos e você acha ele simplesmente impossível de entender, porque ele nunca se contenta com uma coisa por muito tempo. O Mercúrio do seu irmão está em Gêmeos; ele não leva nada a sério e sempre tem uma resposta inteligente para tudo. Gêmeos é o seu ponto sensível, mas nem todos os virginianos se irritam com geminianos como você se irrita. Por que, então, eles têm a capacidade de gatilhar essa irritação em você? Porque você nasceu com ascendente em Câncer, o que significa que Gêmeos está na cúspide da sua 12ª Casa (a casa do nosso ponto cego, do imponderável, daquilo que a gente não acessa conscientemente, entre outras coisas).


Temos dificuldades com signos na cúspide da nossa casa 12 natal


Ah, agora começa a fazer sentido. Sua família te irrita, porque seus planetas ativam seu ponto cego e te atingem no lugar onde as soluções práticas são ineficazes (a Casa 12 é também a casa do imaterial, daquilo que não tem forma). A mudança constante de escolhas e a rapidez das informações - temas geminianos - é algo difícil para você e com o qual você precisa fazer as pazes.


Aí você se apaixona por alguém que tem ascendente em Gêmeos. Você realmente gosta dele(a), mas sua maneira brilhante e sedutora de se apresentar te incomoda. Onde está realmente o problema: no outro ou em você? Ele(a) só está dando continuidade a temática geminiana na sua vida, te desafiando a olhar mais de perto sua Casa 12. Por que a mudança constante de opiniões te incomoda? Qual é a pior coisa que poderia acontecer se você não conseguisse definir bem todos os detalhes? Não há nada que diga que você precisa abraçar completamente a energia geminiana (afinal, você é de Virgem). Mas vale a pena examinar quais lições Gêmeos pode ter para você.


Em resumo

Queiramos ou não, nossos padrões familiares se repetem na escolha dos nossos parceiros. Isso ocorre em parte porque você somos atraídos pelo que é familiar, mas também como uma oportunidade de trabalhar sobre problemas antigos. Mesmo que o relacionamento não dure, os parceiros que desempenharão um papel importante são uma extensão da sua família. E você é uma extensão deles. O caminho? Autoconhecimento!


---

Já se inscreveu no meu Curso de Formação Completa em Astrologia? A lista de espera para a turma 2 está aberta! Inscreva-se para saber em primeira mão quando abrirmos as inscrições!





Inspirado no texto: https://sasstrology.com/how-family-patterns-are-repeated-in-the-charts-of-significant-partners/


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page