top of page

Todo mundo tem um lado sombra. Você conhece o seu?


Todo mundo tem um lado sombra. Você conhece o seu?

Você pode ter visto o termo “sombra” usado em artigos de astrologia, psicologia ou tarot, em frases como, por exemplo, “a expressão da sombra” de um aspecto, signo ou arcano. Ou alguém vivendo sua sombra, e pode não saber o que esse termo significa, ou se ele se aplica a você. O que exatamente é uma sombra e como lidar com isso?


Definindo sua Sombra


Cada signo e cada planeta tem uma expressão "sombra", que é o seu lado "menos evoluído", e todos nós o manifestamos como um comportamento que adotamos quando estamos com medo ou com raiva. Nosso comportamento "sombra" pode ser completamente inconsciente, mas nem sempre o é. Algumas pessoas estão cientes de sua sombra, e deixam que ela "assuma o comando" de qualquer maneira. Mas o fato é que não importa quão gentil ou humilde você seja, se você é humano, você tem um lado sombra. O oposto da sombra é a expressão evoluída ou superior de um signo/planeta, e a sombra costuma ser a manifestação exagerada de qualidades naturais de um signo ou planeta.


Reconhecendo sua sombra


O lugar mais fácil para começar é conhecendo o lado sombra de cada signo. Hoje em dia, os vemos nas mídias sociais como memes: leoninos são egocêntricos, escorpianos são perseguidores, geminianos são superficiais. E embora estes estereótipos sejam simplistas e limitantes, há algo de verdade nessas descrições. Qualquer característica desagradável de um signo é uma descrição de sua sombra.


Olhemos mais de perto, por exemplo, para o signo de Leão. Leoninos bem trabalhados são generosos, criativos e românticos. Mas se o leonino se sentir não apreciado ou desvalorizado, seu fluxo de generosidade e romance pode ser rapidamente interrompido e ele se tornar um bebê pirracento. Sua criatividade desinibida pode se transformar em um dramalhão mexicano em busca de atenção e seu calor aconchegante se torna puro gelo devido ao seu ego ferido.


Cada signo tem uma chave que desencadeia o medo ou a raiva, e que traz a sombra à tona. No caso de Leão, seus gatilhos são ser ignorado ou reprimido.


Sombras de planetas em signos


As coisas ficam mais complicadas quando colocamos planetas na mistura. Os planetas descrevem o que fazemos, e os signos descrevem como/porque fazemos aquilo. Cada planeta também tem um lado sombra, que se modifica segundo o signo em que está, e que é mais modificada ainda pelos aspectos que o planeta faz com outros planetas.


Marte, por exemplo: ele descreve ação, raiva e energia sexual. No nível mais básico, ter um Marte natal saudável significa possuir sua raiva e desejo sexual, expressá-los adequadamente e agir de uma maneira que funcione para você. A sombra de Marte, no entanto, seria a raiva e a sexualidade projetadas ou reprimidas, e ações ineficazes. Por exemplo, você abusa de seu parceiro, ou nunca expressa sua raiva abertamente, você não se defende ou domina constantemente seu par; você nega seus desejos sexuais ou os expressa de maneiras que magoam os outros.


Agora, coloquemos este Marte em Leão. Suas ações e sexualidade são expressas através da criatividade, orgulho e desejo de atenção de Leão. Um exemplo de comportamento sombrio deste Marte seria criar uma cena em uma festa quando seu amado o ignora. Ou, ser tão narcisista na cama que seu parceiro nada mais é do que uma ferramenta para satisfazer seus desejos. Nunca é sobre o prazer deles, é sempre sobre o seu. Por outro lado, você investiu tanto em ser um deus/deusa sexual que uma observação casual de seu amante pode arrasar seu ego e despertar sua fúria, o que te leva a responder: “Se eu não sou bom o suficiente para você, nunca mais faremos sexo!”


E quando envolvemos aspectos?

Com base no cenário acima, digamos que seu Marte em Leão quadre sua Lua em Touro ou Escorpião. Este é um aspecto tremendamente energético, porque suas necessidades (Lua) são desafiadas pela forma como você age (Marte). A tensão da quadratura nos leva a expressar sentimentos de forma impulsiva. Mas este também é um aspecto de insegurança, porque as necessidades lunares são constantemente desafiadas pela quadratura a Marte. E essa insegurança é onde está a sombra. Você pode expressá-la através de emoções voláteis ou como explosões impulsivas de sentimentos feridos. Qualquer coisa que acione a sombra de Marte em Leão (descrito acima) também ativará a sombra da sua Lua.


Então agora não temos apenas raiva, temos insegurança e sentimentos feridos. Você pode se tornar o homem/mulher violento(a) que intimida seu parceiro, ou interpretar tudo como um ataque direto à você. Sua sombra sussurra: “Você precisa (Lua) lutar (Marte) por seu orgulho e liberdade de expressão (Leão) porque os outros estão ameaçando você”.


A boa notícia é que ninguém está à mercê de sua sombra. Reconhecê-la já é metade da batalha. Mas dizer: “Sim, eu tenho um Marte em Leão e por isso ajo assim” não resolve. Conhecer a sua sombra e continuar agindo desde este lugar não te torna melhor do que aquele que age de forma completamente inconsciente. Depois de identificar sua sombra, é importante assumir responsabilidade por ela, identificando seus gatilhos e concentrando-se em não responder de maneira automática aos eventos da vida.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page