Plutão no último grau de Capricórnio e as perdas necessárias

Como já sabemos, cada planeta leva seu próprio tempo para percorrer cada um dos signos do zodíaco. Enquanto a Lua leva aproximadamente 28 dias para passar por todos os signos, Plutão leva mais de 260 anos. Claro que só sentimos os trânsitos de Plutão quando ele toca um ângulo, uma cúspide ou um planeta no nosso mapa... exceto agora, que ele tá transitando o grau 29 de Capricórnio. Agora (ou seja, há algumas semanas) está todo mundo sentindo o impacto das transformações nucleares na área de nossas vidas onde temos o último grau de Capricórnio.
E por que isso? Porque o último grau de cada signo é um grau tenso, chamado de grau anarético.
O grau anarético
Cada signo do zodíaco possui 29 graus e cinquenta e nove minutos, e o último grau de qualquer signo é chamado de grau anarético.
O grau anarético é um ponto de crise energética. O planeta ali já explorou tudo de positivo que o signo tinha pra oferecer e está se preparando para iniciar uma nova jornada. No entanto, ele também está em processo de fechamento de um assunto, ou dos assuntos, do signo (e, no mapa natal, da casa) que ele está deixando pra trás.
O que o trânsito por esse grau traz e como experimentamos isso depende de inúmeras variáveis, desde a natureza do planeta e do signo, e da sua velocidade: planetas mais lentos transitarão um grau anarético (ou o último grau de um signo) muito mais demoradamente do que planetas mais rápidos, que passam por ali o tempo todo (como a Lua) e nem sentimos.
No geral, a Lua transita o último grau de um signo em algumas horas; o Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em um ou dois dias; Júpiter em uma semana; Saturno em 2 semanas; Urano e Netuno em alguns meses; e Plutão fica indo e vindo sobre aquele último grau de qualquer signo por alguns anos.
Enquanto em movimento direto, o trânsito de um planeta sobre o último grau de um signo pode nos encorajar a resolver e finalizar pendências rapidamente. Quando ele retrograda sobre aquele ponto podemos sentir que estamos loucos para voltar a algo que havia sido terminado, ou podemos nos dar conta que não amarramos bem as pontas e ainda há coisas a serem finalizadas ali.
Como cada planeta em trânsito nos afeta enquanto anaréticos (ou ao transitar o último grau de um signo)?
Sol
O Sol ilumina aquilo que toca por trânsito, de modo que sua luz se intensifica quando o Sol em trânsito está anarético. Ele chama nossa atenção para aquilo que necessita atenção imediata, até porque ele fica anarético somente um dia.
Lua
A Lua acentua nosso foco emocional quando está anarética, intensificando nossas emoções. É provável que nos sintamos estimulados a agir sobre o que está nos afetando emocionalmente e com base no que estamos sentindo. No entanto, esse efeito dura apenas algumas horas e ocorre a cada 2 ou 3 dias, o que significa que o trânsito pode "passar batido", por exemplo, se ocorrer quando estivermos dormindo!
Mercúrio
Mercúrio acentua nosso foco mental enquanto anarético. Podemos sentir que precisamos tirar nossos planos do papel, escrever ou falar algo para alguém com urgência. É neste período (que dura cerca de 1 dia) que ocorre a maior parte das discussões desnecessárias. Quando Mercúrio está retrógrado, ele pode ficar anarético por vários dias, nos levando a rever discussões, ideias, planos e decisões.
Vênus
Vênus anarética acentua a energia relacional e o desejo pelo bem-estar. Com isso, podemos ficar mais preguiçosos, indulgentes e teimosos. Preferimos agir para atrair o que desejamos, em vez de lutar pelo que queremos - a gente quer que a montanha vá a Maomé. Vênus rege o amor e o dinheiro, então este também é um momento em que os problemas de relacionamento são intensificados e as questões de dinheiro demandam mais atenção. O trânsito geralmente dura 1 dia quando Vênus está direta e pode durar vários dias quando Vênus está retrógrada. Neste caso, pode ser que precisemos dar maior atenção aos relacionamentos, parcerias, acordos e negociações.
Marte
Marte anarético intensifica nossa energia e nosso impulso, fazendo com que (obviamente) a maior parte dos BOs que ocorrem por agirmos sem pensar ocorra quando Marte está anarético. Queremos agir já e fazer as coisas andarem, o que pode nos levar a tomar iniciativas impulsivas e impensadas. Nossa paciência está em baixa e nossa propensão a tomada de risco está em alta! Não queremos esperar. A raiva e agressão também aumentam. O período anarético de Marte costuma durar de 2 a 3 dias quando Marte está direto e pode durar uma semana (ou mais) quando Marte está retrógrado. Quando ele está retrógrado, nossa raiva e hostilidade podem nos levar a explosões. A energia é tão forte que precisamos de algo para canalizá-la, caso contrário, será apenas um momento de muita frustração e luta.
Júpiter
Júpiter anarético intensifica nosso desejo de expansão. Queremos mais espaço, mais liberdade para fazer o que queremos e buscar oportunidades de maneiras novas e diferentes, o que certamente pode ser proveitoso, sempre e quando tenhamos certeza de que estamos sendo realistas. Mas Júpiter também pode gerar preguiça. Então, às vezes, Júpiter anarético pode ser um momento em que falamos muito, mas não fazemos nada sobre nossos planos e projetos maravilhosos.
Saturno
Saturno anarético intensifica a energia naturalmente restritiva de Saturno. Podemos sentir o peso das nossas responsabilidades de forma tão esmagadora quanto a intensidade das restrições e limitações em nossas vidas. Pode haver desafios extras com as coisas que não fizemos bem feito da primeira vez, e podemos sentir que estamos sendo testados, que temos que fazer tudo certo, e acabarmos sendo duros demais conosco mesmos.
Urano
Urano anarético intensifica a energia de mudanças radicais em nossas vidas. Nossa impulsividade e impaciência se acentuam muito, e nos deixa desesperados para mudar tudo - o que, naturalmente, pode levar a más decisões. Como os eventos a nossa volta estão ocorrendo em um ritmo muito acelerado, é preciso - porém difícil - desacelerar. Tente ser flexível o suficiente para permitir que as mudanças aconteçam, mas cuidado para não sair descartando tudo aquilo que parece não mudar, porque não aguenta mais esperar.
Netuno
Netuno anarético intensifica sua energia nebulosa e confusa, tornando mais difícil ver as coisas com clareza e nos deixando inseguros com tudo. Aqui, a esperança é que a espiritualidade nos guie através do nevoeiro, mas é preciso cuidado para não tomar maus conselhos como orientações espirituais. Ficamos mais vulneráveis aos enganos, as traições e ao autoengano, porque não queremos encarar a realidade como ela é. É preciso, ainda, reforçar nossos limites.
Plutão
Com Plutão, o que se acentua é a sua energia arrebatadora de transformação radical quando ele está anarético. As mudanças massivas são extremamente perturbadoras e podem se intensificar as lutas por poder e controle. É provável que haja um final importante acontecendo, algo grande que precise ser concluído ou finalmente compreendido e abandonado, o que pode ser um mega desafio. Algo pode ser arrancado da gente desde as raízes, e as consequências dessa mudança podem ressoar com a gente por muito tempo.