top of page

Plutão no último grau de Capricórnio e as perdas necessárias


Plutão no último grau de Capricórnio e as perdas necessárias | Márcia Fervienza Astrologia | Rio de Janeiro

Como já sabemos, cada planeta leva seu próprio tempo para percorrer cada um dos signos do zodíaco. Enquanto a Lua leva aproximadamente 28 dias para passar por todos os signos, Plutão leva mais de 260 anos. Claro que só sentimos os trânsitos de Plutão quando ele toca um ângulo, uma cúspide ou um planeta no nosso mapa... exceto agora, que ele tá transitando o grau 29 de Capricórnio. Agora (ou seja, há algumas semanas) está todo mundo sentindo o impacto das transformações nucleares na área de nossas vidas onde temos o último grau de Capricórnio.


E por que isso? Porque o último grau de cada signo é um grau tenso, chamado de grau anarético.


O grau anarético


Cada signo do zodíaco possui 29 graus e cinquenta e nove minutos, e o último grau de qualquer signo é chamado de grau anarético.


O grau anarético é um ponto de crise energética. O planeta ali já explorou tudo de positivo que o signo tinha pra oferecer e está se preparando para iniciar uma nova jornada. No entanto, ele também está em processo de fechamento de um assunto, ou dos assuntos, do signo (e, no mapa natal, da casa) que ele está deixando pra trás.


O que o trânsito por esse grau traz e como experimentamos isso depende de inúmeras variáveis, desde a natureza do planeta e do signo, e da sua velocidade: planetas mais lentos transitarão um grau anarético (ou o último grau de um signo) muito mais demoradamente do que planetas mais rápidos, que passam por ali o tempo todo (como a Lua) e nem sentimos.


No geral, a Lua transita o último grau de um signo em algumas horas; o Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em um ou dois dias; Júpiter em uma semana; Saturno em 2 semanas; Urano e Netuno em alguns meses; e Plutão fica indo e vindo sobre aquele último grau de qualquer signo por alguns anos.


Enquanto em movimento direto, o trânsito de um planeta sobre o último grau de um signo pode nos encorajar a resolver e finalizar pendências rapidamente. Quando ele retrograda sobre aquele ponto podemos sentir que estamos loucos para voltar a algo que havia sido terminado, ou podemos nos dar conta que não amarramos bem as pontas e ainda há coisas a serem finalizadas ali.


Como cada planeta em trânsito nos afeta enquanto anaréticos (ou ao transitar o último grau de um signo)?

Sol

O Sol ilumina aquilo que toca por trânsito, de modo que sua luz se intensifica quando o Sol em trânsito está anarético. Ele chama nossa atenção para aquilo que necessita atenção imediata, até porque ele fica anarético somente um dia.

Lua

Mercúrio

Vênus

Marte

Júpiter

Saturno

Urano

Netuno

Plutão












Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page