top of page

Vamos falar um pouquinho sobre Saturno em Peixes?


Vamos falar um pouquinho sobre Saturno em Peixes? | Márcia Fervienza Astrologia | Rio de Janeiro

Em 7 de março de 2023, às 10h34 de Brasília, Saturno - o planeta da restrição, responsabilidade e tradição - entrará no signo de Peixes, um signo que não apoia Saturno nem os ideais saturninos.


Esta é uma mudança radical para Saturno. Ele vem transitando seus próprios dois signos desde 20 de dezembro de 2017, primeiro Capricórnio e agora Aquário (o qual ele também rege na astrologia clássica). Ele está "em casa", se sentindo bastante à vontade para dar ordens, criar regulamentos e exigir respostas. Ele também é a razão pela qual adotamos politicamente os “valores tradicionais”, embora em cada um destes signos tais valores se manifestem de maneiras diferentes. Saturno permanecerá em Peixes até 14 de fevereiro de 2026, quando entrará definitivamente em Áries.


Metaforicamente, ao entrar em Peixes, Saturno está entrando em um ambiente de trabalho radicalmente diferente. Há um tom altamente emocional que o cerca, que é amorfo, desestruturado e caótico. Tudo está sempre em movimento e fluindo. Saturno continua sendo Saturno, mas ele estará em um ambiente que não o ajuda a ser quem é. Na verdade, tudo fica tão instável que pode ser difícil construir qualquer coisa – e construir é o ele mais curte fazer. Não há terra seca estável (Capricórnio) nem objetividade sensata (Aquário)! Vai demorar um pouco para Saturno aprender a trabalhar em condições tão inconstantes, efêmeras e mutáveis. Difícil continuar progredindo ininterruptamente em um ambiente caótico. Será necessário uma pausa para reconhecer o novo território e se ajustar a uma nova forma de funcionar.


Com isso, em termos de governo e estruturas governamentais – e até mesmo no que diz respeito a estruturas físicas (prédios, estradas etc.) – poderemos ver colapsos daquilo que está desgastado (e que quiçá ficou assim por falta de manutenção ou negligência); poderemos ter construções de má qualidade; podemos ver uma falta de rumo ou falta de planejamento, entre outras coisas.


A nível pessoal, Saturno vai tentar organizar e dar estrutura para a área onde temos Peixes no mapa. Ali, aquilo que não estiver construído sobre estruturas sólidas colapsará.


Mais do que nunca, será importante criar estrutura nesta área da vida, mas será preciso também encontrar espaço para deixar o mágico agir. E aqui vale ressaltar que Saturno poderá tanto consolidar nossas crenças quanto nos deixar absolutamente descrentes. Como encontrar o equilíbrio entre controlar e deixar fluir?


Em trânsito pelo último signo da mandala zodiacal, podemos sentir nossa energia, nossa vontade de lutar contra o caos e a desordem, diluída. Podemos perder a fé (se nos apoiarmos somente no material, na realidade, no visível para resolver os problemas que surgirem ali), ou podemos dividir responsabilidades com o imponderável e trabalhar em conjunto, num processo de cocriação. Se assim fizermos, poderemos ver o imponderável se manifestar de forma muito concreta e incontestável diante de nós, o que pode erguer dentro da gente uma fé inabalável.


Por outro lado, pensando em Saturno dentro do eixo Virgem-Peixes, precisamos avaliar de que forma estamos nos adoecendo com as cobranças surreais as quais nos impomos, com a sobrecarga emocional com a qual estamos lidando desde o início da pandemia, e avaliar como todas as mudanças estruturais e sociais afetaram o nosso emocional. Que conta temos que pagar agora, ou qual ajustes precisamos fazer imediatamente?


Quiçá Saturno em Peixes queira nos dizer que é preciso trazer para a matéria (Saturno) um pouco mais dos valores netunianos elevados (Netuno, regente de Peixes) para continuarmos a enfrentar as demandas do dia-a-dia.


Toda entrada de um planeta em um signo fala de uma virada de página. E, embora Saturno em Peixes possa falar da perda de fé, podemos estar entrando em um futuro mais fluido, mais flexível e (quem sabe?) mais inclusivo. Quem sabe?



Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page