top of page

Saturno, seu melhor amigo!


Saturno, seu melhor amigo! | Márcia Fervienza Astrologia | Rio de Janeiro

Em julho de 2022, quando eu estava no Rio (para ser mais exata, ali ao redor da lua cheia em Capricórnio), fui surpreendida pela acusação de plágio vindo de uma pessoa muito querida e que eu respeito muito. Por email, ela dizia enfaticamente que o meu céu do dia era cópia do céu do dia dela, assim como alguns posts no meu blog, e pedia que eu fizesse o favor ou de indica-la como fonte nos posts ou de remover os posts do meu Instagram.


Dizer que fiquei chocada é pouco! Li seu email assim que acordei e fui pega completamente desprevenida. Ela não só era muito querida, como me conhece há 11 anos, conhece meu mapa a fundo (ela é astróloga, obviamente), conhece minha vida e minha história.


O meu choque foi tamanho que eu nem encontrei forças para discutir a acusação dela. Simplesmente disse que o céu é o mesmo para todos e, quiçá, minha leitura tenha (com o tempo) se afinado à leitura dela. Disse ainda que, mesmo que fosse tradução (e não era!), não trabalhamos com o mesmo mercado e que, no máximo, eu estava levando seu olhar sobre o céu a mais pessoas (já indiquei inúmeros clientes a ela) e que não entendia como a nossa leitura da mesma situação poderia ter sido tão diferente. Mas disse também que nunca tive qualquer intenção de prejudica-la e que se ela se sentia dessa forma, os posts seriam removidos imediatamente.


E assim o fiz.


Curiosamente, ela respondeu que aquilo (eu plagiar os seus posts) realmente não parecia com algo que eu faria, que estava tudo bem entre a gente e ali se encerrava o assunto.


Esse comentário dela me deixou grilada. Será que ela um dia simplesmente acordou, decidiu ir em todos os meus posts, copia-los, traduzi-los pro inglês, comparar com os seus DO NADA e assim concluiu que eu estava plagiando seu trabalho? Ou será que alguém havia intencionalmente contatado ela, por estar ferido comigo e desejando me causar dor? Afinal, encaminhei tantos clientes e amigos para ela... Mas, porque fariam isso? Minha Lua em Aries NUNCA acredita que alguém tem motivos para querer gratuitamente machucar os outros. Por que então?

Note-se que aquele era um momento sublime em minha vida: eu estava no Rio (um dos meus lugares favoritos no mundo), tinha acabado de descobrir que seria avó. Havia, inclusive, contatado a astróloga dias antes por email para contar para ela essa novidade, já que ela acompanhou remotamente o crescimento da Gaby por mais de 10 anos. E aí, de repente, acordo com essa.


Recorro ao meu mapa, observo a lua cheia em Capricórnio (caía na minha casa 7, de parcerias) e noto que está em trígono exato ao meu Júpiter na 11. Mas tanto um trígono quanto Júpiter falam de coisas que te favorecem e beneficiam. E a casa 11 fala de imagem social, grupos, etc. Além disso, Saturno em Aquário, no signo do meu Sol, fala de justiça! Então, eu estava errada? Será que vacilei na melhor das intenções e agora estava recebendo a correção devida? Algo não estava vibrando corretamente.


Destruída por dentro - sim, quem quer que tenha feito isso conseguiu me afetar direitinho onde doía - removi meus posts do Instagram e/ou os atribuí a ela como fonte.


No entanto, haviam posts no meu blog, aqui nesse site, que ela também alegava serem de sua autoria. Sim, é verdade, eu li posts dela sobre aqueles assuntos e os abordei aqui DESDE A MINHA PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIA. Nunca foram cópias nem traduções. Mas, uma vez mais, me calei, me desculpei e entrei em contato com o dono do blog onde ela havia publicado os textos com os mesmos assuntos em idos de 2011, 2012... Perguntei a ele se estes posts poderiam ficar publicados no meu site, ele de cara disse que NÃO, mas que os publicaria no site dele, devidamente traduzidos, com um link de volta para o meu site.


Ok, Senhor Saturno, se essas são as regras do jogo, vamos lá.

Tirei todos os posts do site imediatamente, terminei minhas férias e, quando voltei pros Estados Unidos, em meados de agosto, enviei a ele todos os textos escritos por mim em português, conforme acordado.


Aproximadamente duas semanas depois, quando eu estava indo pra conferência de astrologia no Colorado, recebo um email do cara para mim e para a astróloga dizendo que, ao colocar as traduções no Google Translator - para saber do que eu estava falando - se deu conta que as mesmas não eram cópias nem traduções dos textos originais dela. Disse que sim, os textos falavam dos mesmos assuntos, mas claramente eles eram de MINHA AUTORIA, e que ELE não achava justo dar a autoria a ela e dizer que foi tradução minha porque, no máximo, os meus textos haviam sido inspirados pelos dela, mas eram diferentes.


Caraca! O mundo voltou a girar sobre seu eixo. Saturno existe e continua sendo Saturno.

Continuei deixando a coisa rolar e achei que o assunto tinha morrido aí. No entanto, duas semanas mais tarde, ele entra em contato de novo por email, tanto comigo quanto com ela, dizendo que está VENDENDO seu site e que o novo dono do site não tem interesse em publicar meus textos em português lá, mas não tem problema que eu os publique no meu site, como de minha autoria indicando (caso eu desejasse) que os mesmos foram inspirados pelos textos dela!


Por essa eu realmente não esperava e senti no meu corpo todo que eu havia sido vindicada pelo Universo.


Poucas coisas são tão importantes para mim como a ética e a honestidade. Eu havia sido antiética? Desonesta? Era por isso que aquilo estava acontecendo? Sim, porque com Saturno em trânsito por Aquário, eu tinha que merecer aquilo. Mas como? Eu não via daquela forma! O que eu estava perdendo na minha percepção do evento?

No final das contas, nada! Eu estava certa! Eu não fiz nada de errado e Saturno veio e fez justiça.


Tenho uma ideia de quem fez este contato com a astróloga, e até o porque. É muito louco na minha cabeça pensar que a felicidade de outra pessoa possa incomodar tanto a ponto de querermos fazer mal a ela, não para que ela esteja com a gente ou para que ela esteja bem com a gente, mas simplesmente para que ela não esteja bem. Triste isso...


Mas é a vida.


E já que a temporada é de Escorpião, achei que esse depoimento aqui cabia.


Para lembrar a vocês que Júpiter é maravilhoso, sim, mas na hora de resguardar a sua honra e te recompensar por mérito, será Saturno quem virá em teu socorro.


Obrigada, Senhor Saturno!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page