top of page

Plutão e os estágios de mudança


Plutão e os estágios de mudança | Márcia Fervienza Astrologia | Rio de Janeiro


 

Neste post, vamos cobrir:

  • Como funcionam os trânsitos dos planetas lentos. Clique aqui!

  • Exemplo prático de como funcionam os trânsitos dos planetas lentos. Clique aqui!

  • Estágios de toda mudança. Clique aqui!

 

É interessante que os três planetas mais fortemente associados a mudanças - Urano, Netuno e Plutão - sejam planetas lentos, e que aquele que promove as mudanças mais intensas, que "nos rasga" - Plutão - seja o mais lento de todos.


Interessante porque as mudanças mais importantes em nossas vidas também ocorrem em estágios, que muitas vezes são atravessados e vividos internamente, tendo suas consequências refletidas no exterior, na matéria.


Como funcionam os trânsitos dos planetas lentos


Estes trânsitos, que costumam durar entre 2 e 3 anos, são compostos por 3 passagens sobre o planeta ou ângulo que estão transitando. A primeira passagem ocorre quando os dois se tocam em grau exato em movimento direto. A segunda passagem ocorre quando os dois se tocam em grau exato em movimento retrógrado - que é um momento de foco, revisão do que mudou, do que ainda não mudou e do que precisa ser mudado ainda. E a terceira passagem ocorre novamente em movimento direto, quando os dois se tocam em grau exato, que é um momento de dar continuidade às transformações e crescimento.


Mas claro que precisamos considerar o período pré e pós grau exato. Eu, que trabalho com uma orbe de 2 graus antes e 2 graus depois, considero estes graus os momentos pré e pós. No período pré, ou seja, 2 graus antes do grau exato, é como se o planeta chegasse no pé do nosso ouvido e dissesse assim, baixinho: "Márcia, tá na hora de mudar". Mas ele dá um toque, nada escandaloso. Então, alguns desavisados deixam pra lá, ignoram, não se tocam e seguem a vida.


Aí, o planeta faz o primeiro contato exato. Bum! Aqui a gente recebe a primeira sacudida. Se não nos resistirmos, será só uma sacudida ou de repente um toque no ombro falando (agora em tom mais alto) que é preciso mudar. Se tentarmos nos agarrar ao estabelecido, será mais um terremoto do que uma sacudida.


Se o planeta for um Plutão da vida sobre um ângulo ou planeta pessoal, ele chega "rasgando"! Aí, depois daquele período inicial de transtorno, ele estaciona e entra em movimento retrógrado. Aqui, a gente ou tem um descanso de toda a calamidade criada, ou um ponto específico naquela área da nossa vida entra em evidência, exigindo foco especial da nossa parte.


Após fazermos todas as revisões, reconsiderações, consolidações, ele retorna ao seu movimento direto e exige que "voltemos ao trabalho". Só que agora já estamos meio que "anestesiados". Doeu mesmo lá, nos 2 graus antes, e quando ele deu a primeira passada. Agora, que já passamos pela retrogradação também, já estamos meio que "acostumados" a energia (Graças a Deusa!). Aí ele continua trazendo mudanças, a gente já tá vibrando naquela onda, e tudo segue.


Aí, acaba o trânsito. A gente olha nas efemérides e vê que ele não fará mais nenhum contato com o nosso planeta ou ângulo. E a gente relaxa. Aí ele vai embora... até tocar 2 graus DEPOIS do grau exato... e é outro BUM! A gente pensava que tinha acabado mas faltava uma coisinha, uma pontinha, um "que" que não havia sido cuidado. Aqui sim, somos pegos meio que desprevenidos, porque pensávamos que já tínhamos cumprido com a nossa tarefa. Por outro lado, este pode ser o momento onde finalmente colhemos os louros de todo o sangue, suor e lágrimas colocados no esforço de transformação.


Exemplo prático:


Eu tenho Vênus a 21 graus e 42 minutos de Peixes. Em 13/4/2020 (Netuno direto) e em 6/9/2020 (Netuno retrógrado) houve os dois primeiros contatos pré: Netuno estava a 19 graus e 42 minutos, dois graus de distância antes de tocar a minha Vênus. Ali foi o "momento Leo Dias" na minha vida. Muita gente chegou a mim através de um anuncio que ele fez do meu trabalho no Insta dele para o publico dele. Ou seja, meus primeiros "quinze minutos de fama". Tem algo mais associado a celebridade do que Netuno sobre Vênus? E ainda na casa 9. Ou seja, a "fama" não era local (casa 3 ou casa 4). Era internacional.


Aí, em 14/2/2021, Netuno tocou o pré-aspecto de 2 graus da minha Vênus de novo. Ali, uma promessa muito maravilhosa de amizade rolou na minha vida que, submetida tanto a ordem de Saturno (que dificulta os inícios) quanto de Netuno (que torna tudo muito difuso e confuso), acabou ficando no campo do sonho mesmo (pelo menos, até a presente data).


Naquele mesmo ano, em 8/4/2021, Netuno tocou minha Vênus no grau exato. O relacionamento acima mencionado ainda estava em seus passos iniciais, florescendo como nunca, ainda muito promissor, lindo e maravilhoso. Mas, por que isso era importante para mim? Porque Vênus lida não com só com o que atraímos mas a forma como AMAMOS. E esse é um campo onde EU tenho dificuldades importantes. Então, esse relacionamento chegava propondo uma entrega e uma fé (bem coisa de quem tem Vênus em Peixes na 9) que eu tinha um medo tremedo de entregar. A proposta de Netuno era me permitir ser tocada e transformada sem saber o que esperar do amanhã. Medo não definia meu momento. Considerando o quanto vivo isolada aqui fora e sem amigos, ÓBVIO que a vontade de que desse certo era tão enorme quanto o medo de que não desse, quiçá em partes iguais.


Depois, Netuno passou por cima da minha Vênus em movimento RETRÓGRADO em 17/9/2021. Aqui o tal relacionamento começou a rolar ladeira abaixo.


Em 9/2/2022 haverá o ÚLTIMO contato direto entre Netuno e minha Vênus. O que virá por aí? É só esperar para ver. Não falta muito. Pode ser mais uma ilusão, mais uma desilusão ou, se eu tiver aprendido a lição, pode ser um presente, um milagre dos céus, a realização de um sonho.


Mas se eu pensar que minha história com Netuno acabou ali, estarei enganada. Em 4/4/2022 Netuno estará no segundo grau PÓS contato e ali ele ainda pode fazer gracinhas. Novamente, ele estará neste grau em 29/9/22 (retrógrado) e em 5/2/2023 😱 Claro que nestas últimas passagens, onde ele não tocará o grau exato, pode rolar algo muito bom, rolar mais do mesmo ou não rolar nada (se eu tiver outros trânsitos em grau exato rolando no meu mapa, por exemplo, eles poderão "falar mais alto"). Ou eu posso ganhar biscoito do Universo. Quem sabe?


É importante notar que alguns astrólogos trabalham com orbes mais amplas de pré-contato para planetas lentos - alguns trabalham com até 5 graus. Eu trabalho com orbes mais estreitas para ser mais precisa em relação a eventos. Mas tenho experiência pessoal do planeta se manifestando por trânsito com orbes mais amplas. Com o próprio Netuno, sei que em 2019, quando ele ainda estava a 5 graus da minha Vênus, caíram uns "eguns" mal despachados na minha vida, que inclusive foram dificílimos de despachar, e que eram mais netunianos do que o próprio Netuno. Registro isso, e vejo que eventos ocorrem sim com orbes mais amplas. Mas porque trabalho com 2 graus? Porque, de repente, essa manifestação rolou no meu mapa porque eu já tenho Vênus quadrada a Netuno no mapa natal. E se você não tiver ou não for tão "sensível" a energia de Netuno? Certamente sentira somente com uma orbe mais estreita.


Agora sim, vamos aos estágios psicológicos de mudança. São eles:

Pré-contemplação

Os custos do comportamento problemático, do relacionamento problemático ou da situação problemática (como o uso de drogas, um casamento falido ou um emprego que não nos faz feliz) ainda não são reconhecidos. O indivíduo está em negação e ainda não está pensando seriamente em mudar seu comportamento. Eles podem até ter feito tentativas anteriores de mudar, mas desistiram no caminho.


Contemplação

O indivíduo está experimentando ambivalência sobre a mudança. Eles podem ver razões para mudar seu comportamento, mas ainda estão hesitantes. "Queria mudar, mas se mudo perco isso! Então quero mesmo? Por outro lado, com a mudança posso ganhar aquilo! Ainnnn, o que faço?" O comportamento problemático continua.


Preparação

O indivíduo decidiu mudar seu comportamento e começa a pensar em como fazê-lo. Durante este estágio, eles começarão a fazer pequenas alterações na sua rotina, na sua vida, no seu dia-a-dia que apoiem seu objetivo, mas normalmente continuam incorrendo no comportamento/relacionamento/situação que desejam abandonar.


Ação

Medidas significativas são tomadas para acabar com o comportamento/relacionamento/situação problemática. O indivíduo pode estar evitando gatilhos, buscando ajuda ou tomando outras medidas para evitar a tentação e se manter na decisão de encerrar aquela situação.


Manutenção

As alterações feitas durante o estágio de ação são mantidas. O indivíduo pode continuar a enfrentar desafios, mas neste ponto ele já mudou seu comportamento, abandonou o relacionamento ou a situação com sucesso por um período de tempo significativo.


Recaída

Depois de fazer alterações, alguns indivíduos retornarão ao seu comportamento problemático anterior. Isso pode acontecer a qualquer momento durante as etapas anteriores. Nem todo mundo vai ter uma recaída, mas é sempre um risco, e ela pode acontecer em qualquer estágio do processo.


E você, se reconhece em alguma destas etapas? Tá querendo mudar algo em sua vida, mas ainda não sabe o que nem como? Se precisar de apoio terapêutico, lembre-se que eu estou aqui para te ajudar no processo! <3


---

Já visitou minha lojinha aqui no site? Clique aqui!

---

Não esquece que o planner astrológico de 2022 está com desconto especial durante a temporada aquariana. Clique aqui para comprar!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page