top of page

Planetas retrógrados no mapa natal: o que significam?

Recebo com muita frequência várias perguntas em todas as minhas mídias sociais sobre planetas retrógrados no mapa natal. O que significam? Como lidar? Por isso, achei que seria interessante escrever um post sobre o assunto, esclarecendo as dúvidas mais comuns.


O que significa ter um planeta retrógrado no mapa natal?

Astronomicamente falando, significa que você nasceu em um momento em que o movimento daquele planeta estava mais lento do que a Terra (lugar de onde observamos o céu) e, por isso, tivemos a impressão visual de que aquele planeta estava "andando pra trás". Mas a verdade é que nenhum planeta anda para trás literalmente. É apenas uma questão de percepção da sua velocidade desde a Terra quando o planeta em questão desacelera.


Enquanto na Astrologia Tradicional, tais planetas eram considerados "fraco e problemáticos", a Astrologia Moderna os observa desde a perspectiva de que são planetas que têm uma expressão menos evidente do que os demais. Mas eu, particularmente, observo que meus clientes com planetas retrógrados têm aquela função psicológica tão ou mais ativa do que qualquer cliente que tem o mesmo planeta direto. Então, com qual opção você fica? Essa escolha é sua. Mas a minha leitura, com base na minha experiência, é que ele acaba funcionando como um planeta como outro qualquer.


2. Tenho Urano, Netuno e Plutão retrógrados no meu mapa natal. O que isso significa?

Farei abaixo uma listinha de significados gerais para planetas retrógrados no mapa natal, mas quando se trata desses três planetas - que são os mais distantes do Sol - geralmente, não significa nada. Esses planetas tendem a passar aproximadamente metade do ano retrógrados, o que significa que existe uma chance ENORME de nascermos com eles retrógrados. No entanto, existe uma técnica preditiva chamada Progressão usada para observar quando os planetas que estavam retrógrados em nosso nascimento ficam diretos no mapa natal. Essa mudança de movimento via progressão pode sim trazer eventos significativos na sua vida.


3. O Sol e a Lua ficam retrógrados?

Não! Esses são os únicos dois corpos celestes que nunca ficam retrógrados no céu e, portanto, ninguém nasce com eles retrógrados no mapa natal.


4. É ruim ter um planeta retrógrado no mapa natal?

Não necessariamente. Ele estar retrógrado pode indicar que aquela função psicológica é manifestada mais interna do que externamente, que demanda muito da sua atenção, ou que precisa do seu tempo para vir a se manifestar no mundo real,


5. Ter planetas retrógrados no mapa natal significa que fracassarei na vida?

De forma nenhuma! Alguns dos empresários mais bem sucedidos do mercado (como Jeff Bezos - dono da Amazon - e Bill Gates - dono da Microsoft) tem planetas pessoais importantes em seus mapas natais e são referências de sucesso em suas áreas e para o mundo corporativo como um todo.


Significados gerais de planetas retrógrados no mapa natal:


Mercúrio retrógrado: a pessoa tende a ser sumamente observadora. Ela pode ou não ser calada, mas mesmo quando extrovertida, dificilmente qualquer detalhe de qualquer observação escapa sua percepção. Tende a ser uma pessoa mais cautelosa na tomada de decisões ou que repensa muito as decisões já tomadas, até voltando atrás muitas vezes. Quando fica direto por progressão, a comunicação, os assuntos relacionados as viagens e a tomada de decisões, e os assuntos comerciais parecem "destravar" e avançar rapidamente, quiçá porque a pessoa passe a pensar menos e a ter mais confiança no planejamento que faz de suas atividades, especialmente na área da vida (casa do mapa) ocupada pelo planeta.


Vênus retrógrada: sente tudo muito profundamente, quer seja expressiva nos afetos ou não. Pode ser tímid@ e ter dúvidas ou inseguranças sobre o seu valor, tanto como parceir@ quanto como na vida. Pode ser a pessoa que valoriza mais o que não é da ordem do material (por exemplo, a própria paz interior). Pode demorar um pouco mais para amadurecer nos assuntos relacionados ao amor. Porque a maior atividade venusiana tende a acontecer internamente, a criatividade pode ser livre e inventiva. Quando fica direta por progressão, pode ganhar maior autoconfiança e expressar seus sentimentos mais livremente, especialmente na área da vida (casa do mapa) ocupada pelo planeta.


Marte retrógrado: a capacidade desta pessoa de permanecer em uma situação e de não desistir é enorme, mesmo quando deveria renunciar e abrir mão. Pode haver dificuldade em ser assertiv@, em defender seu espaço e em exigir seus direitos. Aliás, pode lutar melhor pelos outros do que por si mesm@. Pode ser a pessoa que tem respostas "retardadas" para as agressões que sofre, ou seja, ter uma ideia dois dias depois do que poderia ter feito em situação X ou Y. Pode ter uma aparência tranquila, mas guardar rancor e internalizar a raiva. Quando fica direto por progressão, a pessoa pode sentir emergir raivas e frustrações guardadas há muito tempo, ter maior capacidade de se colocar assertivamente e se tornar mais direta de maneira geral, mas especialmente na área da vida (casa do mapa) ocupada pelo planeta.


Júpiter retrógrado: a pessoa que pode ter uma fé profunda, profundamente arraigada, que não foi herdada dos pais nem da família. Pelo contrário, ela desenvolveu sua própria fé e conjunto de valores independente daqueles que a criaram. Pode ter uma aparência externa muito séria e pode ter dificuldade com a generosidade, seja para dar ou para receber. Pode ter dificuldade em se abrir emocionalmente e permitir que os outros @ conheçam bem. Se chega a ficar direto por progressão, tende a destravar todos os assuntos associados a manifestações jupiterianas, especialmente as relacionadas com abundância e generosidade, especialmente na área da vida (casa do mapa) ocupada pelo planeta.


Saturno retrógrado: a pessoa que conta somente consigo mesmo porque não confia que receberá ajuda de fora, se pedir. A força interna é enorme mas pode ser um solitário, um eremita. Como Saturno é o planeta dos limites, quando retrógrado, pode dar dificuldade em dizer não. O emocional é profundamente disciplinado - odeia dramas e escândalos públicos. Pode dar insegurança ou sentimento de inferioridade, o que pode comprometer a capacidade da pessoa de lutar pelos seus objetivos e comprometer a ambição. Enfatiza a tendência conservadora e a seriedade de Saturno. Se chegar a ficar direto por progressão, transforma a relação da pessoa com figuras de autoridade, inclusive com a figura paterna, especialmente na área da vida (casa do mapa) ocupada pelo planeta.


Urano retrógrado: mesmo que haja um impulso de romper com a tradição desde a infância, pode ter dificuldade em expor a parte transgressora e não conformista da sua personalidade. Pode ser genial e inteligentíssimo, mas não necessariamente demonstra-lo. A pessoa que, mesmo quando encarcerada, se mantem livre internamente e a nível mental da cultura e das obrigações sociais. Se chegar a fica direto por progressão, a pessoa pode experimentar um novo nível de liberdade na casa do mapa ocupada pelo planeta.


Netuno retrógrado: a sensibilidade e a intuição podem ser comprometidas ou distorcidas por questões subjetivas da pessoa (como medos, desejos, crenças etc.). Por outro lado, sua intuição não sofre qualquer interferência da lógica e da razão - o que pode ser bom ou ruim. Pode ser a pessoa que vive internamente no mundo dos sonhos, que tem amigos imaginários, que escapa em sua mente para realidades alternativas. Se chegar a ficar direto por progressão, facilita a compreensão e manifestação da mediunidade, intuição e espiritualidade, e o contato com o aspecto criativo da personalidade, especialmente na área da vida (casa do mapa) ocupada pelo planeta.


Plutão retrógrado: sensação de que o poder pessoal pode ser tirado da pessoa a qualquer momento. Pode dar dificuldade em falar as verdades tais como as vê, mas pode ser sumamente humilde na expressão da sua própria força interior e do seu poder pessoal, quando tem a oportunidade de fazê-lo. Quanto a transformação pessoal, seus esforços para se transformar podem não ser tão óbvios, mas serem profundamente intensos. Se chegar a ficar direto por progressão, a pessoa experimenta uma liberação do seu poder pessoal e transformação na casa do mapa (área da vida) ocupada por Plutão.


E aí, ficou um pouco mais claro como funciona cada um desses planetas no seu mapa natal? Não é para dar tanta bola para eles, mas ter em mente que em alguns aspectos da sua vida, eles podem funcionar algo diferente.



0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page