top of page

Manual Básico para Mercúrio Retrógrado



Enquanto atravessamos a última parte da retrogradação de Vênus em Leão (que termina em 3 de setembro), estamos nos preparando mentalmente para a retrogradação de Mercúrio em Virgem. Embora retrogradações em geral sejam assunto comum em qualquer ambiente - as pessoas estão bastante familiarizadas superficialmente com esses movimentos celestes - há também algumas dúvidas e muitas desinformações circulando.


Por isso, decidi criar esse manual simples para lidar com retrogradações de Mercúrio. Espero sanar aqui todas as dúvidas que você possa ter sobre o assunto.


Antes de entrar nas dúvidas mais comuns, vale lembrar que Mercúrio retrograda todos os anos em signos diferentes por três semanas aproximadamente a cada retrogradação. Em alguns anos, ele retrograda quatro vezes. Por isso é tão importante ter um ideia geral de como navegar esse período.


1. O que acontece quando Mercúrio fica retrógrado?

- A nível geral, a forma de pensar do meio parece estar meio atrapalhada. Então, há mais espaço para mal entendidos (falamos uma coisa querendo dizer outra) e, por isso, é importante deixar conversas sérias ou importantes para outro momento.

- Outra manifestação comum é a dificuldade com atenção aos detalhes: ficamos mais dispersos e questões importantes passam batido pela gente (como as letrinhas pequenas dos contratos que assinamos), o que pode nos colocar em roubadas ou nos obrigar a rever o assunto durante a retrogradação e depois da mesma. Portanto, é importante evitar assinar contratos nesse período.

- Meios de transporte também sofrem mudanças, alterações e imprevistos quando Mercúrio fica retrógrado, porque Mercúrio está associado a deslocamentos curtos (carros, trem, ônibus, etc.). Portanto, é importante sair de casa com mais tempo para qualquer compromisso e sempre ter um plano B.

- A relação com os irmãos podem ficar mais complicada. Afinal, Mercúrio rege os irmãos. Por isso, selecione bem em que brigas você quer entrar e pergunte-se se vale a pena.

- Eletroeletrônicos - outro assunto de Mercúrio - podem precisar de reparos. Durante uma retrogradação de Mercúrio, por exemplo, meu mecanismo de registro de atendimento ao cliente falhou e eu fiquei na mão em uma consulta importante. Eu trabalho com clientes cujo atendimento eu gravo. Resultado: tive que comprar um segundo gravador para atravessar outras retrogradações de Mercúrio e me assegurar de ter ambos operando quando estou com cliente durante a retrogradação. De novo, tenha sempre um plano B para os eletroeletrônicos que falharem.

- Compramos itens caros que nunca chegam a funcionar bem, ou que precisam de reparos ao longo de todo o seu tempo de vida. Por que? Porque no mapa da compra daquele item Mercúrio estava retrógrado (sim, até mesmo a compra de um item tem mapa!).

- Temos dúvidas a respeito de decisões tomadas anteriormente e podemos querer voltar atrás naquilo, pra checar se realmente foi a melhor decisão. Por que? Porque estamos em período de revisão, inclusive do que pensamos, acreditamos e comunicamos, o que pode nos levar a repensar decisões passadas. Pelo mesmo motivo, amores do passado podem retornar - e dificilmente é uma boa ideia retornar a relação nesse período porque as chances de que a relação volte a terminar quando Mercúrio fica direto são grandes.

- Nossos processos em geral desaceleram e exigem revisões. Portanto, é preciso ter paciência. Não adianta tentar apressar as coisas.

- Novos projetos propostos ou começados durante Mercúrio retrógrado podem ir adiante, mas acabar não sendo aquilo que foi discutido ou negociado. Por que? Por causa do aumento dos mal entendidos (a gente entende as coisas de maneira errada e os outros explicam de uma forma que não fica clara) e porque todo início ou projeto tem um mapa. Lançar algo com Mercúrio retrógrado pode significar lançar algo que precisará de revisões e mais revisões ao longo do seu tempo de vida.


2. Quem é mais afetado pela retrogradação?

Todos, mas especialmente os nascidos com Sol, Lua ou Ascendente em Gêmeos ou Virgem (signos regidos por Mercúrio).


3. Que área da minha vida Mercúrio retrógrado afetará mais fortemente?

Sempre a sua área da vida onde você tiver o signo que Mercúrio está transitando. Por exemplo, se ele ficar retrógrado em Leão, observe no seu mapa onde você tem o signo de Leão e espere uma desaceleração e revisões nos assuntos daquela casa.


4. Eu tenho Mercúrio retrógrado no meu mapa natal. Como a retrogradação de Mercúrio me afeta?

Quando eu estudava astrologia, eu aprendi que quando temos Mercúrio retrógrado no mapa natal, as coisas se desenrolam para a gente em termos de comunicação quando ele retrograda no céu. E isso pode ser verdade. Mas isso não significa que na área/signo que ele está transitando em movimento retrógrado no céu escapará ileso de desaceleração e revisões. Por exemplo, digamos que você nasceu com Mercúrio retrógrado em Aquário, e nós entramos num período de Mercúrio retrógrado em Câncer. Durante a retrogradação, é possível que aquele Mercúrio em Aquário do seu mapa natal, naquela área da vida, destrave, ande pra frente, se mova, desenrole. No entanto, a área onde você tem Câncer, que é onde o Mercúrio do céu estará transitando, deve apresentar todas as dificuldades acima.


5. Mas Mercúrio retrógrado só tem coisas ruins?

Negativo! Mercúrio retrógrado é ótimo para:

- Retomar projetos que foram discutidos anteriormente e não foram pra lugar nenhum;

- Fazer organização geral em casa (armários, gavetas), descartando aquilo que já não serve mais e gerando espaço para outras coisas;

- Fazer revisões em projetos e assuntos que sejam importantes e que tenham consequências significativas na sua vida;

- Tirar férias, relaxar, descansar, meditar. Que sua conversa seja com você mesm@ e não com os outros.

- Finalizar projetos que já estejam em andamento;

- Identificar despesas desnecessárias e fazer uma "limpeza" nas suas finanças.


6. O que é o "período de sombra" de Mercúrio retrógrado?

É o período pré-retrogradação e pós retrogradação onde ele fará aspectos que se repetirão durante a retrogradação. Isso significa que o assunto gatilhado por aquele aspecto se desenrolará em três etapas. Por exemplo, digamos que dias antes da retrogradação da Mercúrio, ele faça um trígono com Júpiter, um aspecto excelente para discutir novos projetos, novas ideias, viagens, expansão de horizontes. E, durante essa discussão, você decide lançar uma nova marca, um novo produto, um novo serviço, ou qualquer outra coisa. E você lança - afinal, Mercúrio ainda não está retrógrado. Mas aí, durante a retrogradação de Mercúrio, ele faz trígono a Júpiter de novo. Isso te obrigará a revisitar o projeto discutido ou iniciado na primeira passagem para fazer ajustes e reformulações. As coisas não poderão prosseguir conforme inicialmente planejado. Há uma desaceleração daquilo que já estava em curso. Você se desanima. Mas calma: Mercúrio fará um último trígono com Júpiter quando retornar ao movimento direto. Aí sim você vai voltar a aquele assunto e poderá, já com as revisões feitas, dar andamento ao que foi iniciado antes, com mais segurança e mais informações a respeito, informações que antes você não tinha.


7. Como eu posso saber qual o período de sombra de cada retrogradação de Mercúrio?

No Céu do Dia Digital, serviço de previsões astrológicas diárias que ofereço mediante assinatura, eu informo não só os períodos de sombra pré e pós retrogradação de Mercúrio, como de todos os outros planetas rápidos (Marte e Vênus), quando ocorrem. Ou olhando nas efemérides, mas essa opção requer um pouquinho mais de conhecimento e não é tão facilmente explicável aqui.


E aí, ficou um pouco mais claro do que se trata Mercúrio retrógrado. Me conta, aqui no post ou em qualquer uma das minhas redes sociais!



0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page